Blog ou canal no Youtube?

Se você está lendo este artigo é porque com certeza tem dúvidas se é melhor trabalhar com blog ou canal no Youtube, e antes de tudo já quero deixar claro que não sou contra nenhum nem outro, mas o meu objetivo aqui e abrir os seus olhos para algo que muitas pessoas não estão percebendo e estão criando negócios online em cima de uma corda bamba.

Quem é você para fazer estas afirmações?

Se você chegou aqui pela primeira vez e não me conhece você pode saber mais sobre mim você ir até a página http://rodrigovitorino.com.br/quem-e-rodrigo-vitorino/ só para adiantar, eu sou uma pessoa que depois de muitos anos aprendeu trabalhar pela internet e vender todos os dias, não sou nenhum novato aventureiro vendedor de sonhos ou fórmulas mágicas de ganhar dinheiro online.

Se você trabalha como afiliado, produtor ou qualquer outro tipo de negócio pela internet e precisa gerar conteúdo para atrair audiência, com certeza precisa enxergar este mercado de uma forma que a maioria nem se quer percebe o que está fazendo.

Quando falamos em gerar vendas mais rapidamente usando a internet, o que vem à cabeça são os vídeos, por serem gratuitos para produzir, porém muitas pessoas não percebem que o Youtube não é uma plataforma nossa, mas sim um terreno de terceiro, ou seja, se não é nosso podemos perder a qualquer momento.

Para ficar mais claro, vou citar algumas vantagens e desvantagens de cada um, começando pelo Youtube.

VANTAGENS DE TRABALHAR COM VÍDEOS NO YOUTUBE

  • Não precisa de domínio nem hospedagem.
  • Você pode gerar vendas em poucos dias e em qualquer nicho.
  • Pode deixar os vídeos programados para serem postados no dia e horário que você quiser.

DESVANTAGENS DE TRABALHAR COM O YOUTUBE

  • A plataforma não é sua, eles podem acabar com seu canal a qualquer momento.
  • Existem regras a serem seguidas à risca.
  • Limite de monetização.
  • Não pode ser feito conteúdo apenas com o objetivo de levar a pessoa para outro site.

Muitas pessoas acham chato trabalhar com blogs, e outras é porque são imediatistas mesmo, e não estão nem aí para isso, só pensam em vender e mais nada.

Mas se você quer algo realmente sólido e pensa não somente no dia de hoje, mas a longo prazo você deve ficar atento a isso, afinal é como se você morasse de aluguel e o dono de uma hora para outra pedisse a casa.

Eu me lembro de algo bem parecido que aconteceu com o Orkut, lá existiam muitas comunidades e muitos ganham dinheiro com isso, mas depois de certo tempo o Orkut chegou ao fim.

Em 2014 começou a onda de anunciar no Facebook, surgiu um curso no mercado que prometia fazer com que todo mundo se tornasse um “top afiliado,” porém o que aconteceu com a maioria é que se tornaram “top endividados” pois depois dessa onda ficou mais cara anunciar no Facebook e as regras mais rígidas, desta forma muitas pessoas que dependiam exclusivamente das vendas no Facebook Ads perderam seus negócios.

O que você precisa entender é que no geral não existe pior ou melhor estratégia, pois isso vai depender muito do nicho que você atua, se você não tem um blog e quer trabalhar com tráfego orgânico, o seu tráfego não virá de outra forma que não seja seu blog e mini sites, ou plataformas de terceiros como Youtube, Facebook, ou qualquer outra rede social que existe ou venha existir no futuro.

Se você faz um vídeo no Youtube com o título “como ganhar dinheiro em casa” e neste vídeo você não explica de fato como conseguir isso, você está infringindo uma das regras do Youtube.

Se você faz um vídeo com o mesmo tema a sua miniatura da capa do vídeo é algo exagerado ou que o Youtube entenda como tal, você também está infringindo uma das regras deles, ou seja, se você pisar fora da faixa, você está sujeito em algum momento a ser banido do Youtube, e isso serve para canais grandes ou pequenos.

O Youtube pode banir um canal?

Devido ao Youtube ter bilhões de vídeos então talvez você pense que isso não acontece, mas se você pesquisar um pouco verá que isso acontece todos os dias.

Não quero que você fique com medo de trabalhar com o Youtube nem pare de trabalhar gerando conteúdo nele, mas se dedicar mais a ele do que em algo que é seu, como blogs e mini sites é um tiro no pé, tome muito cuidado para não perceber isso tarde demais.

Em seu blog você cria as regras, você trabalha na otimização de acordo com o Google e outros buscadores e pronto, dentro do seu blog você divulga o que quiser, cria artigos falando sobre o que você quiser, se quiser falar sobre ganhar dinheiro online você fala, se quiser falar sobre como trabalhar em casa você fala, agora experimenta fazer uma campanha paga no Facebook ou Youtube usando estas palavras chave, em algumas horas seu anúncio é banido.

Resumindo meu ponto de vista, minha recomendação é que você dedique mais horas do seu dia em algo seu do em algo que você não tem 100% de controle, não despreze as outras ferramentas e coloque mais energia em algo seu.

Então se a sua dúvida é se começo com blog ou canal no Youtube, comece com ambos, mesmo sabendo que blog demora mais para gerar resultados, se você tivesse começado seu blog ano passado imagine como estaria hoje?

Então se você acha que demora, comece hoje para colher amanhã e venda todos os dias pela internet seja no Youtube e muito mais com seu blog.

Muitas pessoas acham que a era dos blogs acabaram, mas isso é um grande engano, por mais que os vídeos se popularizaram, mas o blog ainda tem uma força gigante e uma preferência enorme para quem busca informações.

Preciso investir para ganhar dinheiro com blog?

O investimento para criar um blog é algo simbólico se você tiver uma mente empreendedora claro, pois não existe negócio algum no mundo com investimento tão baixo.

Você irá precisar de um domínio e de um plano de hospedagem, você consegue começar com menos de R$50,00 no primeiro ano: Clique e veja como contratar os serviços que eu utilizo.

Você pode começar com templates gratuitos se quiser, mas conforme você for ganhando dinheiro é preciso você usar um tema profissional como este que uso aqui no meu blog que é o tema Centive Avante ele tem muitas vantagens e facilita muito o trabalho.

 

Quando eu comecei a trabalhar pela internet, eu comecei com um Blogger, mas atualmente eu não recomendo que você faça isso por uma série de motivos e uma delas é claro é exatamente o que estamos falando aqui, ou seja, você estará usando uma plataforma de terceiros, já se você tem seu blog em WordPress você leva ele para qualquer servidor tranquilamente.

Entre blog e canal no Youtube não existe pior nem melhor como eu disse, porém você alimentando seu blog com frequência você terá artigos nas primeiras páginas do Google por anos, e isso é dinheiro na conta, isso é vendas todos os dias de forma orgânica, ou seja, sem precisar investir em anúncios pagos.

E você? Qual é o seu ponto de vista sobre isso? Comente abaixo se ficou com alguma dúvida.

Até mais,

Rodrigo Vitorino

 

 

BAIXE GRÁTIS: E-BOOK+ VÍDEO AULAS E DESCUBRA COMO CRIAR UM NEGÓCIO DE SUCESSO PELA INTERNET ! TRABALHANDO DE QUALQUER LUGAR DO MUNDO!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!